home > Informe-se > 5 tratamentos para próstata aumentada

5 tratamentos para próstata aumentada

Atualizado em 20 de novembro de 2023 | Publicado em 10 de novembro de 2023
Por: Dr. Leonardo Ortigara

5 tratamentos para próstata aumentada

próstata aumentada é um problema bastante comum, principalmente, entre os homens mais velhos. A boa notícia é que existem diversas formas de reduzi-la, incluindo abordagens minimamente invasivas — como a cirurgia a laser HoLEP e o iTind. Essas alternativas, entretanto, são oferecidas apenas por urologistas experts na área.

Neste artigo, explicamos o que é a hiperplasia benigna da próstata (HPB), a doença que provoca o aumento progressivo da glândula. Em seguida, detalhamos as principais possibilidades terapêuticas e mostramos onde encontrar as opções de tratamento mais inovadores em Santa Catarina. Confira!

O que é a hiperplasia benigna da próstata?

hiperplasia prostática benigna é o tumor não cancerígeno mais frequente em homens, sendo prevalente naqueles com mais de 65 anos de idade. Conforme a massa tumoral cresce, o paciente fica com a próstata aumentada e costuma apresentar sintomas do trato urinário inferior, tais como:

  • noctúria (micção frequente durante a noite);
  • alterações do jato (como aumento da frequência, diminuição da força, gotejamento ao final da micção, sensação de esvaziamento incompleto, entre outros).

Além disso, alguns portadores de HPB podem desenvolver a chamada retenção urinária refratária (quando a urina fica retida na bexiga, devido à obstrução do canal de saída). Nesses casos, tornam-se mais suscetíveis a ter infecções recorrentes, cálculos (pedras nos rins, bexiga ou uretra) e outros problemas graves.

Quais são os tratamentos para próstata aumentada?

Existem diferentes tratamentos para a próstata aumentada. A indicação varia de acordo com:

  • idade do paciente, histórico médico e presença de comorbidades;
  • tamanho da glândula e outros achados encontrados no exame clínico (toque retal);
  • intensidade dos sintomas;
  • resultados dos exames laboratoriais (PSA, urofluxometria, ressonância magnética e/ou ultrassonografia transretal).

Em geral, para homens com sintomas leves, os quais não prejudicam sua qualidade de vida nem representam riscos para a saúde, basta fazer o chamado acompanhamento vigilante. Esse se dá por meio de consultas periódicas.

A necessidade de tratamento, propriamente, aumenta conforme a gravidade dos sintomas apresentados no início da doença e seu grau de evolução. Conheça os tratamentos para próstata aumentada a seguir.

1. Tratamento clínico

Como abordagem inicial, costuma-se indicar o uso de medicamentos como bloqueadores alfa-adrenérgicos e inibidores da 5-alfa-reductase. Os primeiros relaxam os músculos da região, melhorando o fluxo urinário. Já os segundos bloqueiam o efeito dos hormônios ligados ao crescimento da glândula prostática, não apenas interrompendo seu aumento, mas ajudando a reduzi-la.

2. Tratamento cirúrgico

Se a abordagem medicamentosa não for indicada ou se mostrar ineficaz, opta-se pela cirurgia. Para escolher a técnica mais adequada, o cirurgião urológico considera:

  • características da HPB;
  • expectativas e preferências do paciente;
  • sua experiência e disponibilidade de recursos.

2.1. Ressecção transuretral da próstata

ressecção transuretral da próstata (RTUP) é o procedimento convencional para remoção de parte da glândula, com o objetivo de reduzir seu tamanho. Trata-se de uma técnica que, apesar de eficiente, pode provocar complicações como hemorragia, infecção, incontinência urinária, disfunção erétil, entre outras.

2.2. Prostatectomia robótica

prostatectomia robótica é uma cirurgia para ressecção, parcial ou total, da glândula. Trata-se de uma evolução da prostatectomia aberta, indicada para próstatas demasiadamente aumentadas.

Em comparação à abordagem aberta, o procedimento oferece maior precisão dos movimentos cirúrgicos. Dessa forma, os riscos de complicações são menores e a recuperação é mais rápida e tranquila.

2.3. Cirurgia a laser HoLEP

cirurgia a laser HoLEP (Holmium Laser Enucleation of the Prostate) consiste no uso de um laser de hólmio (uma fonte de calor intensa) para ressecção completa e precisa do tecido prostático excessivo. A técnica, minimamente invasiva, é considerada inovadora, segura e eficiente, sendo indicada para pacientes com sintomas urinários importantes e elevado risco de complicação. Entre suas vantagens, comparada às técnicas cirúrgicas citadas anteriormente, destacam-se:

  • baixo risco de sangramento;
  • preservação dos tecidos saudáveis adjacentes;
  • menor período de internação hospitalar;
  • menor tempo de recuperação;
  • baixo risco de complicações;
  • rápido alívio dos sintomas urinários;
  • tratamento completo e duradouro — o que minimiza as chances de necessitar de futuras intervenções no local.

Para saber mais sobre o procedimento, leia: Cirurgia de próstata a laser HoLEP para o tratamento de HPB

3. iTind

iTind é um tratamento não-cirúrgico para redução da próstata aumentada. Para tanto, coloca-se um remodelador prostático na uretra (canal urinário), através do pênis. O procedimento é guiado por endoscópio, feito sob anestesia local ou sedação, sem a necessidade de cortes e leva cerca de cinco minutos.

O processo completo demora de cinco a sete dias. Depois, o paciente retorna ao consultório médico para remover o dispositivo. Entre as vantagens do iTind, pode-se citar:

  • breve recuperação, sem a necessidade de repouso ou uso de medicações;
  • alívio rápido dos sintomas urinários;
  • preservação da função sexual;
  • resultado durável.

Para se aprofundar a respeito, confira o artigo: Conheça o tratamento para HPB sem cortes e sem internação

Onde realizar o tratamento para a próstata aumentada em Santa Catarina?

Quando indicado e executado corretamente, o tratamento para a próstata aumentada leva à rápida melhora dos sintomas e previne uma série de complicações. Se você deseja saber qual é a melhor solução para o seu caso, conte com o urologista clínico e cirurgião urológico Dr. Leonardo Urtigara!

Para agendar uma consulta, entre em contato com a Uroclínica Santa Catarina, com unidades em Itajaí e Balneário Camboriú. Além disso, siga nossas páginas no Facebook e Instagram e se mantenha bem informado sobre saúde masculina e novidades terapêuticas!

Material escrito por:
Dr. Leonardo Ortigara
CRM 15149 / RQE 7698