home > Informe-se > Especialista em cirurgia robótica no Vale do Itajaí

Especialista em cirurgia robótica no Vale do Itajaí

Atualizado em 15 de fevereiro de 2024 | Publicado em 15 de fevereiro de 2024
Por: Dr. Leonardo Ortigara

Especialista em cirurgia robótica no Vale do Itajaí

Quem procura um especialista em cirurgia robótica urológica na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, pode contar com o Dr. Leonardo Ortigara. Urologista clínico e cirúrgico, ele possui mais de 15 anos de experiência na área, tornando-se referência, inclusive, para outros médicos.

Quer saber mais sobre a especialidade e entender como funciona a proctoria em cirurgia robótica? Então, continue a leitura e fique por dentro!

Dr. Leonardo Ortigara, especialista em cirurgia robótica urológica

A cirurgia robótica — considerada uma evolução da cirurgia videolaparoscópica — é uma especialidade médica revolucionária, que permite realizar operações minimamente invasivas, por meio de incisões cada vez menores. Na prática, isso leva a:

  • melhor visualização da área a ser tratada;
  • movimentos mais firmes e precisos;
  • menos sangramentos e complicações;
  • recuperações mais rápidas e tranquilas;
  • menos dores e sequelas, como incontinência urinária, impotência sexual, entre outras.

Para entender melhor, assista ao vídeo: “Por que optar pela cirurgia robótica?”

No Brasil, os robôs e os demais equipamentos de alta tecnologia para ajudar a tratar distúrbios e doenças chegaram em 2008. Desde então, o uso desses recursos vem se mostrando seguro, eficiente e vantajoso em comparação aos resultados das cirurgias abertas e laparoscopias tradicionais.

Mas, engana-se quem pensa que o robô realiza as operações sozinho, controlando os instrumentos cirúrgicos. Dr. Leonardo explica que a técnica consiste na condução dos delicados braços robóticos pelo especialista, por meio de um console com os respectivos joysticks.

Nesse tipo de procedimento, inserem-se três braços robóticos com os instrumentos necessários para a operação e mais um equipado com uma câmera. Essa fornece imagens tridimensionais ampliadas e em alta resolução dos órgãos e estruturas internas, as quais são exibidas, em tempo real, em um monitor. Assim, o robô apenas auxilia a realização do procedimento, reproduzindo os movimentos das mãos do médico — mas, não possui autonomia para tomar decisões.

Em relação à recuperação, dependendo do quadro individual, a alta após uma cirurgia robótica se dá em um ou dois dias. O pós-operatório é considerado tranquilo e o retorno às atividades, geralmente, ocorre em dez dias. Mas, a retomada das atividades físicas, especificamente, costuma ser liberada apenas após seis semanas.

Possíveis empregos da especialidade

A robótica pode ser empregada em, praticamente, todos os casos cirúrgicos de alta complexidade. Entretanto, fatores como custos mais elevados, restrição das tecnologias aos centros especializados e, principalmente, falta de profissionais capacitados ainda limitam o acesso à técnica.

Especialista em cirurgia robótica, Dr. Leonardo é um dos médicos que oferecem essa possibilidade aos seus pacientes com problemas urológicos. Para tanto, especializou-se e se mantém continuamente atualizado. Vale destacar que, apenas após concluir o acompanhamento de cirurgias robóticas com médicos experientes, estudar muito e treinar de forma prática, obtém-se o título de especialista na área.

Atualmente, uma das principais indicações da cirurgia robótica é para o tratamento do câncer de próstata. Neste tipo de abordagem, indicada para estágios iniciais da doença e casos avançados selecionados, realiza-se a prostatectomia (retirada parcial ou total da glândula) com precisão, de modo a preservar a integridade do esfíncter e dos nervos sacrais.

Assim, a cirurgia robótica oncológica, além de um pós-operatório mais fácil, favorece a manutenção da capacidade do paciente controlar a urina e as ereções, ainda que o tempo para retomá-las varie caso a caso. Como se sabe, tais habilidades podem ser seriamente comprometidas na realização de outros tratamentos.

Outro possível emprego é a prostatectomia robótica para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB). Nesse caso, além do rápido e duradouro alívio dos sintomas e da recuperação tranquila, destaca-se, novamente, a preservação do controle urinário e da função sexual.

Pode-se, também, utilizar a cirurgia robótica para reversão da vasectomia. Graças à técnica, evitam-se ressecções extensas e lesões nos ductos deferentes (canais que transportam os espermatozoides).

Proctoria para médicos interessados na técnica

Urologistas que desejam se especializar na técnica podem fazer a proctoria com o Dr. Leonardo, urologista especialista em cirurgia robótica. Dessa maneira, esses profissionais recebem toda a orientação, treinamento e acompanhamento necessários para realizar procedimentos de última geração, seguros e eficazes.

Assim, seja você paciente ou médico interessado em se especializar, conte com o Dr. Leonardo. Para saber mais a respeito, entre em contato pelo WhatsApp e converse com a nossa equipe!

Material escrito por:
Dr. Leonardo Ortigara
CRM 15149 / RQE 7698