home > Informe-se > HoLEP: o que é e para quem é indicado?

HoLEP: o que é e para quem é indicado?

Atualizado em 18 de abril de 2024 |Publicado em 2 de maio de 2024
Por: Dr. Leonardo Ortigara

HoLEP: o que é e para quem é indicado?

Laser HoLEP: o que é isso?” No dia a dia do meu consultório, essa é uma pergunta bastante frequente. Para quem nunca ouviu falar a respeito, trata-se de um procedimento minimamente invasivo, indicado para tratar a hiperplasia prostática benigna (HPB) com sintomas urinários importantes.

Neste artigo, expliquei, entre outros pontos, como funciona a cirurgia de próstata a laser, quais são as suas vantagens e onde encontrar no Vale do Itajaí, SC. Se o assunto é do seu interesse, vale a pena conferir!

Laser HoLEP: o que é?

HoLEP é a sigla de Holmium Laser Enucleation of the Prostate, ou seja, laser de hólmio para enucleação da próstata. O procedimento consiste no uso de um laser para a correção da HPB, por meio da ressecção do tecido prostático gravemente aumentado.

Quando o tratamento é indicado?

O tratamento com laser HoLEP é indicado quando o uso de medicamentos não é capaz de reduzir o tamanho da glândula, que se encontra severamente aumentada. Isso, por sua vez, leva ao agravamento dos sintomas.

Quais são os sintomas da HPB?

A HPB moderada a grave pode provocar uma série de problemas no trato urinário. É o caso, por exemplo:

  • da dificuldade para começar a micção;
  • do enfraquecimento do jato urinário;
  • do aumento da frequência urinária;
  • da sensação de urgência urinária;
  • da necessidade de urinar durante à noite (noctúria);
  • do gotejamento após urinar;
  • da sensação de bexiga cheia (micção incompleta);
  • das pausas involuntárias durante a micção (fluxo urinário continuamente interrompido); entre outras alterações.

E tem mais: conforme a glândula aumenta, a urina pode acabar ficando retida na bexiga. Tal condição, chamada retenção urinária refratária, por sua vez, aumenta as chances de desenvolver complicações graves, tais como:

Como o procedimento é realizado?

Agora que a dúvida sobre “laser HoLEP: o que é” foi respondida, vamos entender como é feito o procedimento. Como já mencionamos, trata-se de uma técnica minimamente invasiva, realizada através da uretra (sem a necessidade de cortes). O laser nada mais é do que um feixe de luz concentrado, capaz de gerar uma fonte de calor precisa e potente.

Dessa maneira, o cirurgião urológico utiliza-o para separar e remover o tecido prostático excessivo, que está atrapalhando o fluxo urinário, mas preservando a integridade dos tecidos saudáveis adjacentes. Vale destacar que o tecido retirado é preservado e levado para a análise laboratorial, onde é examinado para outras condições, como câncer de próstata.

Quais são as suas principais vantagens?

A correção da HPB com o laser HoLEP é considerada mais segura e eficiente do que a cirurgia convencional (ressecção transuretral da próstata). Entre suas vantagens, destacam-se:

  • baixo risco de sangramento intra e pós-operatório, o que é especialmente importante para pacientes que fazem uso de medicamentos para afinar o sangue, algo comum com o avanço da idade;
  • dispensa a internação hospitalar, sendo feito com alta hospitalar precoce;
  • rápido alívio dos sintomas ligados à frequência e ao volume urinário, devido ao equilíbrio do fluxo miccional;
  • recuperação mais rápida, com baixo risco de complicações.
  • resultado eficiente e duradouro.

Como é a vida após o procedimento?

Uma vez que os sintomas incômodos deixam de existir, o paciente sente uma considerável melhora no seu bem-estar e na qualidade de vida. No entanto, mesmo sem apresentar problemas, é necessário fazer o acompanhamento periódico com o urologista, conforme a orientação do mesmo.

Onde realizar o HoLEP no Vale do Itajaí?

O procedimento é realizado, exclusivamente, em centros cirúrgicos altamente especializados, com o paciente sob sedação ou anestesia locoregional. Dependendo do tamanho da área a ser ressecada, a cirurgia pode levar de uma a três horas.

Quem reside na região do Vale do Itajaí pode ter acesso ao tratamento comigo, urologista especialista no emprego de tecnologias de ponta para a realização de cirurgias simples, seguras e efetivas. Para concluir, espero que a dúvida “laser HoLEP: o que é?” esteja esclarecida. Como mostrado, trata-se da melhor alternativa para quem sofre com os sintomas intensos da HPB!

Se você gostou do conteúdo, gostaria de fazer um convite: siga meu perfil no Facebook e no Instagram. Lá, além de ficar sabendo, em primeira mão, das próximas publicações do blog, você também confere uma série de dicas sobre saúde masculina!

Material escrito por:
Dr. Leonardo Ortigara
CRM 15149 / RQE 7698