home > Informe-se > O que causa inflamação da próstata?

O que causa inflamação da próstata?

Atualizado em 18 de setembro de 2023 | Publicado em 13 de outubro de 2022
Por: Dr. Leonardo Ortigara

O que causa inflamação da próstata?

A inflamação da próstata, também chamada de prostatite, é um problema relativamente comum entre os homens. Esse problema de saúde está diretamente ligado a sintomas incômodos, como dificuldade ou dor para urinar, queimação ao fazer xixi, febre e calafrios.

Essa glândula só pode ser encontrada nos homens e está localizada na frente do reto e embaixo da bexiga. Em situações normais, ela tem o tamanho de uma noz, mas quando está inflamada há o seu aumento. Quando isso ocorre, a estrutura acaba pressionando a uretra, o canal que a urina sai, dificultando a micção.

O processo inflamatório ocorre por diversas causas e pode acontecer uma vez ou de forma crônica. Continue lendo para saber mais sobre a inflamação da próstata, seus sintomas, forma de diagnóstico e tratamento.

Quais são as causas da inflamação da próstata?

Assim como é difícil identificar qual é a causa exata da inflamação de qualquer tecido do corpo, com a próstata não é diferente. A prostatite pode ocorrer por diversos motivos e, às vezes, é difícil definir qual é o principal fator causador.

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, na maioria das vezes, a inflamação da próstata ocorre como consequência da infecção por bactérias que são encontradas no sistema urinário ou no intestino grosso. É o caso da Echerichia coli, considerada um dos agentes bacterianos mais frequentes dessa condição.

Em outros casos, a causa não pode ser identificada, mas estudos encontraram relações com alguns fatores, como:

Quais são os sintomas?

Os sintomas da inflamação da próstata podem variar de acordo com a causa do problema, assim como se ela é aguda ou crônica. No primeiro caso, a condição ocorre de forma pontual e tem curta duração, já no segundo, a evolução é mais lenta e dura longos períodos.

No caso da aguda, os sintomas são:

  • forte ardor ao urinar;
  • calafrios;
  • febre;
  • incapacidade ou dificuldade de urinar e
  • presença de pus na urina.

Na crônica, os sintomas são similares, mas não há febre. Nesses casos, o paciente também pode se queixar de dor no pênis, no períneo, nos testículos ou na bexiga. Com esse desconforto, há a preocupação que possa ser uma doença mais séria, como um câncer, o que pode levar à depressão, ansiedade ou ainda à piora dos sintomas.

Quando suspeitar da inflamação da próstata?

É complicado saber diferenciar apenas pelos sintomas o que é uma inflamação da próstata e o que é uma doença mais séria. Por isso, ao sentir esses desconfortos, é de extrema importância agendar uma consulta com um urologista para fazer uma investigação.

Para diagnosticar a prostatite, o médico irá realizar o exame de toque retal para verificar se essa glândula realmente está maior do que deveria. Caso sim, o profissional realiza mais dois exames:

  • de urina: para identificar se há infecções no sistema urinário e
  • coleta de secreção da próstata: durante o exame de toque retal, o urologista pressiona levemente a glândula, o que faz com que a sua secreção saia pela uretra.

Além disso, o médico também fará perguntas para identificar se há relação com fatores que levam à prostatite, como os já citados anteriormente.

Como a inflamação da próstata é tratada?

O tratamento da inflamação da próstata depende diretamente da sua causa. Caso seja uma infecção, o médico recomendará antibióticos considerando o microorganismo causador e o tempo mínimo de uso para evitar que a prostatite retorne.

Quando a inflamação ocorre por outros motivos, pode-se indicar medicamentos para aliviar os sintomas, relaxar os músculos da área para facilitar a micção e anti-inflamatórios. Nos casos mais sérios, como naqueles em que há muita dor ou há a incapacidade para urinar, o paciente precisa ser internado por alguns dias.

Além do tratamento medicamentoso, há alguns hábitos que devem ser suspensos para evitar complicações ou o aumento da dor, como:

  • ingerir alimentos ácidos ou muito condimentados;
  • fazer exercícios que façam pressão na área da próstata;
  • andar de cavalo ou de bicicleta e
  • ter relações sexuais.

Vale ressaltar que as orientações acima devem ser confirmadas com o médico, após realizar os devidos exames para confirmar o diagnóstico. Algumas delas, como a abstinência, são temporárias.

Ainda tem alguma dúvida sobre inflamação da próstata ou está com os sintomas e deseja fazer uma avaliação? Entre em contato comigo. Sou urologista há mais de 15 anos e atuo nas cidades de Itajaí e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Material escrito por:
Dr. Leonardo Ortigara
CRM 15149 / RQE 7698