home > Informe-se > PSA alterado: o que isso significa?

PSA alterado: o que isso significa?

Atualizado em 14 de setembro de 2022 |Publicado em 14 de setembro de 2022
Por: Dr. Leonardo Ortigara

PSA alterado: o que isso significa?

Com o passar dos anos e do avanço tecnológico, os médicos começam a pedir mais exames para checar a saúde dos seus pacientes. Entre eles, está o Antígeno Prostático Específico, que é medido a partir do sangue e auxilia o diagnóstico do câncer de próstata. Nesse contexto, muitos homens ficam preocupados quando veem o PSA alterado.

De fato, essa alteração deve ser um motivo de preocupação, uma vez que pode indicar o aumento da próstata e, consequentemente, a presença de um tumor. Mas isso não quer dizer que ter um valor acima do normal já é um diagnóstico dessa doença.

Para falar sobre isso e trazer mais tranquilidade para você, criei esse artigo. Continue lendo para saber o significado do PSA alterado e entender mais sobre esse exame.

O que é o exame PSA?

O exame PSA é o nome dado ao procedimento que analisa quanto Antígeno Prostático Específico (PSA) há no sangue. Essa substância é produzida nas células epiteliais da próstata e está presente tanto no líquido seminal quanto no sangue de todos os homens.

Isso quer dizer que todos os pacientes têm um certo valor dessa substância. De acordo com o Oncoguia, homens sem nenhuma doença nessa glândula têm esse índice abaixo de 4 ng/ml.

Quando ele é indicado?

O exame PSA pode ser indicado em diversos casos, mas, de forma geral, é recomendado para todos os homens com mais de 50 anos. Já para aqueles que contam com sintomas que podem levar a suspeita de câncer de próstata ou aqueles que têm histórico dessa doença na sua família, o procedimento deve iniciar a partir dos 45 anos. Essas orientações são do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Ele também pode ser recomendado antes dos 45 anos em homens que estão com sintomas que possam indicar algum problema na próstata. Vale ressaltar que como é um exame de sangue não há nenhuma contraindicação ou efeito colateral, por isso, pode ser realizado sem nenhum medo a qualquer momento da vida, quando há orientação médica.

O que muda o valor do PSA?

Apesar do PSA alterado estar relacionado com o câncer de próstata, há outras doenças que também podem elevar essa substância no sangue, como:

  • hiperplasia prostática benigna: caracterizada pelo crescimento da próstata com o passar dos anos. É uma condição comum entre a terceira idade.
  • prostatite: termo médico para falar sobre inflamações ou infecções nessa glândula.

Isso ocorre porque ambas enfermidades causam o aumento da próstata e, consequentemente, impactam na produção do Antígeno Prostático Específico.

E o câncer de próstata?

De fato, o PSA alterado é um indicativo do câncer de próstata. Ainda de acordo com o Oncoguia, quando os valores dessa substância estão entre 4 ng/ml e 10 ng/ml as chances de ser diagnosticado com a doença é de 25%. Já acima de 10 ng/ml, o risco sobe para 50%.

Ou seja: ter uma alteração nesse índice não quer necessariamente dizer que há um tumor maligno nessa região, apenas que é necessário investigar mais para garantir que está tudo bem.

Vale ressaltar que, apesar de não ser um exame decisivo para o diagnóstico, ainda assim vale a pena realizá-lo anualmente. Segundo o Oncoguia, esse exame salva a vida de aproximadamente 1 a cada 39 homens que o realizam.

Isso se dá porque a investigação, assim como o possível diagnóstico, ocorrem nas fases iniciais da doença, aumentando as chances de cura total.

Leia: 5 dicas para prevenir o câncer de próstata

O resultado está com PSA alterado. E agora?

Ao receber o exame com PSA alterado é preciso ter calma para dar o próximo passo e não tomar nenhuma decisão de forma precipitada. Como já falado, o aumento do valor não está necessariamente relacionado com o câncer de próstata, por isso, recomenda-se a realização de mais procedimentos, indicados pelo médico de confiança.

Uma possibilidade é repetir a medição do Antígeno Prostático Específico posteriormente para garantir que não há nenhum erro ou que algum fator influenciou, como:

  • ejaculação 48 horas antes de realizar o exame;
  • massagem prostática próxima do procedimento;
  • realização de alguma cirurgia ou exame que influencia essa glândula, e
  • infecções ou inflamações.

Outra opção, que normalmente é indicada para os pacientes que estão com o PSA alterado em altos níveis, é a realização de outros exames, como:

Exame de toque

O exame de toque é aquele em que o urologista analisa se há alguma massa na região da próstata. Infelizmente, o toque retal ainda é visto com tabu pelos homens, o que faz a taxa de aderência não ser tão alta quanto deveria. É preciso entender que esse procedimento é totalmente normal e essencial, inclusive podendo ser o que salvará a sua vida.

Biópsia da próstata

Quando se encontra alguma massa na próstata, somado ao PSA alterado, recomenda-se a realização da biópsia. Para isso, um pequeno dispositivo é inserido na área para retirar um pedaço do tecido, que é enviado para análise e permite identificar se há células malignas ou não.

Normalmente, o câncer de próstata só é diagnosticado oficialmente após a realização desse exame. Antes disso, há apenas suspeita. 

Se o seu PSA está alterado e você não sabe qual é o próximo passo a seguir, conte comigo. Sou urologista em Itajaí e Balneário Camboriú e posso auxiliar você a ter mais segurança nessa investigação. Entre em contato comigo para agendar a sua consulta.

Material escrito por:
Dr. Leonardo Ortigara
CRM 15149 / RQE 7698