home > Informe-se > Câncer de Próstata > Quais os riscos do coronavírus para pacientes com câncer?

Quais os riscos do coronavírus para pacientes com câncer?

Publicado em 28 de abril de 2020
Por: Dr. Leonardo Ortigara

Quais os riscos do coronavírus para pacientes com câncer?

A pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19) vem chamando a atenção das autoridades em função da rápida proliferação do vírus e suas graves complicações para a saúde humana. Os riscos do coronavírus para pacientes com câncer e para os demais que fazem parte do grupo de risco – hipertensos, diabéticos e idosos – é ainda maior e exige cuidado redobrado para evitar o contágio ou agravamento da doença em caso de contaminação.

A primeira morte por Covid-19 registrada no Brasil foi de um homem de 62 anos com quadro de diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática – um aumento benigno da próstata comum em pacientes idosos do sexo masculino. Diante desse quadro, é comum que pacientes oncológicos tenham uma preocupação maior em relação ao coronavírus e seus potenciais riscos para a saúde.

Neste artigo, o Dr. Leonardo Ortigara, médico-cirurgião urologista, aborda as orientações e os cuidados para pacientes oncológicos em meio à pandemia do coronavírus. Acompanhe!

Por que pacientes oncológicos fazem parte do grupo de risco?

Primeiramente, é importante esclarecer que não é todo paciente com câncer que faz parte do grupo de risco. O Dr. Leonardo explica melhor: “Pacientes com câncer mais avançado ou que estão realizando algum tipo de tratamento – quimioterapia, imunoterapia, radioterapia – têm maiores chances de contrair uma infecção viral, como a Covid-19”.

Além disso, não é qualquer tipo de câncer que representa um perigo mais à contaminação do coronavírus: “Os principais são os cânceres via sanguínea, chamados de cânceres hematológicos. Nesses casos, o risco de infecção é cerca de 5x maior em relação à população geral”, esclarece o Dr.

Quais fatores influenciam na queda da imunidade destes pacientes?

O risco é maior devido ao enfraquecimento do sistema imunológico provocado pelos tratamentos contra o câncer. O Dr. Leonardo explica que tanto o sistema respiratório quando a imunidade são afetados: “Vários medicamentos utilizados para combater o câncer podem causar danos ao pulmão e fragilizar o sistema respiratório, além de enfraquecer a imunidade.”

O especialista ainda ressalta quais medicamentos aumentam os riscos: “Medicamentos quimioterápicos, por exemplo, ajudam a combater o câncer, mas seus efeitos colaterais podem criar danos no sistema. Além disso, os corticoides enfraquecem o sistema imunológico e facilitam a entrada do vírus e o contágio da doença em sua forma mais grave.”

Câncer urológico aumenta os riscos de contágio?

Depende. O Dr. Leonardo explica em quais casos o câncer urológico é caracterizado como um fator de risco: “Este tipo de câncer só representa risco se é um câncer mais agressivo ou se o paciente vem fazendo tratamentos. O câncer de próstata, em, si não é um fator de risco.”

Assim como os demais tipos de câncer, existe o risco aumentado para pacientes que estão fazendo tratamento para o câncer urológico: “Aqueles que estão aguardando cirurgia ou que já foram operados não têm grande risco, mas se o paciente está fazendo tratamento complementar existe a chance de desenvolver a forma mais grave da doença”, conclui.

Quais são as orientações para pacientes com câncer?

As recomendações para os tratamentos são orientadas de acordo com o quadro de cada paciente: “Se é um caso inicial de câncer ou se o paciente está aguardando cirurgia, dependendo do tipo e local do câncer, é recomendado esperar passar a pandemia e só depois buscar tratamento”, orienta o Dr. Leonardo.

Pacientes que já estão fazendo tratamento oncológico devem continuar, mas é preciso redobrar os cuidados. O Dr. ressalta algumas medidas importantes: “Evitar o máximo de contato ou proximidade com outras pessoas, limitar acompanhantes e evitar contato com superfícies possivelmente contaminadas.”

E se já estou de cirurgia marcada?

Nestes casos, o Dr. esclarece que é preciso avaliar o risco-benefício de acordo com o quadro de cada paciente: “Existem casos de câncer que podem ser aguardados por 30 dias ou mais, mas tem pacientes que necessitam de cirurgia imediata. Se o risco de se expor ao coronavírus é maior que o tratamento, nós vamos aguardar.”

O Dr. ainda ressalta alguns como a pandemia alterou as rotinas das cirurgias: “Tenho pacientes com câncer de próstata que estavam com cirurgia marcada para março e adiamos para o final de abril. Tudo depende do tipo de câncer e do quadro de cada paciente”, complementa.

Os acompanhamentos pós-operatórios devem ser continuados?

Presencialmente, os acompanhamentos acaba trazendo riscos maiores. No contexto da Covid-19, o Conselho Federal de Medicina regularizou o uso da telemedicina em caráter de excepcionalidade. Segundo o Dr. Leonardo, é uma medida muito importante para oferecer maior segurança aos pacientes. Portanto, o acompanhamento será realizado de maneira online.  

Atento à saúde e segurança de seus pacientes e em conformidade com o CFM, o Dr. Leonardo está atendendo por teleconsulta. Os agendamentos podem ser solicitados, normalmente, pelos telefones de contato da Uroclínica de Balneário Camboriú ou Itajaí, onde o especialista atende. 

Como se prevenir contra o coronavírus?

Os riscos do coronavírus exigem cuidados importantes para evitar o contágio e proliferação do vírus. Abaixo, o Dr. Leonardo aborda quais medidas de prevenção você deve adotar em seu dia a dia: 

  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Evite ganhar peso, uma vez que a obesidade é um fator de risco para várias doenças, inclusive oncológicas;
  • Beba bastante água;
  • Lave as mãos com maior frequência e da maneira adequada;
  • Higienize as mãos e objetos com álcool gel 70%;

Além dos cuidados básicos com a saúde, é importante controlar a ansiedade e o estresse, bastante comuns neste momento. O Dr. Ortigara reforça que é importante fazer alguma atividade física, mesmo dentro de casa, buscar informações em fontes oficiais, além de contar com o apoio da família para tentar se distrair mais e não se sentir tão sozinho.

Assista à Live com o especialista:

Covid-19: cuidados com pacientes oncológicos 

Continue acompanhando as atualizações sobre o coronavírus para pacientes oncológicos e dicas de saúde no Facebook e Instagram do Dr. Leonardo Ortiagara.

Material escrito por:
Dr. Leonardo Ortigara
CRM 15149 / RQE 7698
X Balneário Camburiú Itajaí