home > Marcapasso neural para incontinência urinária

Especialidades

Saiba mais sobre os procedimentos realizados pelo Dr. Leonardo Ortigara.

Marcapasso neural para incontinência urinária

Marcapasso neural para incontinência urinária


Utilizado nos Estados Unidos desde 1995, o marcapasso de bexiga – ou marcapasso neural – é considerado um método avançado, eficaz e seguro para tratar distúrbios funcionais do sistema urinário provocados por alterações neurológicas. No Brasil, o tratamento ainda é pouco conhecido, sobretudo pela falta de profissionais habilitados para realizar o procedimento.

O que é marcapasso de bexiga?

Semelhante ao marcapasso cardíaco, o marcapasso de bexiga consiste no implante cirúrgico de um neuroestimulador e de eletrodos na região do sistema urinário masculino. O eletrodo é responsável pela emissão de estímulos elétricos suaves diretamente nos nervos responsáveis pelo controle da função da bexiga e uretra.

O dispositivo provoca uma resposta biológica no organismo, tendo como efeito principal a inibição das contrações involuntárias. Isso porque o dispositivo faz com que o cérebro e os nervos sacrais se comuniquem corretamente, permitindo que o paciente recupere o controle sobre a micção.

Como o procedimento é realizado?

Considerado minimamente invasivo, o procedimento é realizado ambulatorialmente para garantir maior segurança ao paciente. O neuroestimulador é implantado através de uma pequena incisão na nádega superior, enquanto o implante dos eletrodos é realizado através de uma pequena incisão na parte inferior das costas. No mesmo dia ou no dia seguinte, o paciente recebe alta e pode retornar às suas atividades diárias.

Para quem o tratamento é indicado?

O marcapasso de bexiga é indicado, principalmente, para pacientes que sofrem com incontinência urinária pós-prostatectomia e que não responderam, de maneira satisfatória, aos tratamentos conservadores, como medicamentos e fisioterapia. 

Além disso, o tratamento também pode ser indicado para tratar outros distúrbios do sistema urinário e excretor, como:

Os efeitos do marcapasso de bexiga podem ser testados antes da implantação definitiva do eletrodos, o que permite ao paciente e ao seu médico decidirem se o tratamento é eficaz em poucos dias.

Por que optar pelo marcapasso de bexiga?

O marcapasso neural apresenta vantagens significativas para pacientes que estão em busca de um tratamento definitivo e eficaz contra a incontinência urinária ou outras disfunções relacionadas ao sistema urinário e excretor.

O primeiro grande benefício que o tratamento proporciona é a recuperação da qualidade de vida. Com o dispositivo, o paciente pode ter uma vida social ativa e saudável, além de melhorar sua autoestima, confiança e bem-estar.

A implantação do marcapasso de bexiga é um procedimento comprovado cientificamente e que apresenta altas taxas de sucesso para o tratamento da incontinência urinária. Em comparação com outros tipos de tratamento, o marcapasso neural costuma apresentar taxas de sucesso mais elevadas.

Dúvidas frequentes sobre marcapasso de bexiga

Confira algumas dúvidas comuns relacionadas ao marcapasso de bexiga!

Vou me acostumar ao dispositivo?

As queixas sobre o dispositivo são extremamente raras. Para que o paciente possa se acostumar, é necessário realizar uma terapia de acompanhamento, que irá ajudá-lo a sentir-se mais confortável e confiante em relação ao dispositivo

O que irá mudar em minha rotina?

A grande mudança na rotina é uma melhora significativa na qualidade de vida.  Com o marcapasso neural, não há risco de urinar involuntariamente ou necessidade de ir ao banheiro com urgência. Além disso, é possível praticar caminhadas, corridas e outros esportes, mas é importante seguir as orientações médicas sobre possíveis limitações, sobretudo, na primeira semana.

O dispositivo fica aparente?

Em grande parte dos casos, o dispositivo fica imperceptível através da roupa, mas dependendo da estrutura corporal do paciente, é possível observar uma pequena protuberância sob a pele. 

Posso ter complicações após o implante?

Em casos muito raros, podem acontecer alguns efeitos adversos, como deslocamento do eletrodo, dor ou infecção na região e perda precoce do efeito. Vale ressaltar que é preciso trocar a bateria do dispositivo entre 5 e 8 anos após a realização do procedimento. 

A importância de realizar o procedimento com um profissional especializado

Para aumentar as chances de sucesso do tratamento e obter todos os benefícios do marcapasso de bexiga, é preciso realizar o procedimento com um especialista de referência na área, uma vez que não é qualquer urologista que pode realizar esse tipo de tratamento. Portanto, procure um médico urologista especialista em cirurgias de implantação de marcapasso neural. 

Quer conhecer melhor os benefícios do tratamento e entender se ele é indicado para seu caso? Agende uma consulta para avaliação individual em Itajaí ou Balneário Camboriú.

Agendar consulta

Atendimento

O Dr. Leonardo Ortigara atende em Balneário Camboriú e Itajaí, Santa Catarina. Entre em contato e agende uma consulta.

Balneário Camboriú - Ver no mapa +

Itajaí - Ver no mapa +

Pré-agendar consulta

Escolha o local e horário para pré-agendar sua consulta.

Leonardo Ortigara - Doctoralia.com.br
X Balneário Camburiú Itajaí