home > Prótese peniana inflável

Especialidades

Saiba mais sobre os procedimentos realizados pelo Dr. Leonardo Ortigara.

Prótese peniana inflável

Prótese peniana inflável


A prótese peniana inflável é um pequeno dispositivo inserido cirurgicamente no interior dos canais de ereção peniana. É considerado um tratamento inovador que visa corrigir a disfunção erétil de maneira definitiva e permitir que o paciente tenha ereções duradouras e satisfatórias para manter relações sexuais.

Qual a indicação da prótese peniana?

O tratamento é indicado para pacientes que sofrem com disfunção erétil não responsiva aos tratamentos medicamentos e à injeção peniana. Dessa forma, a prótese peniana inflável é considerado um tratamento de final de linha, sendo o último recurso para permitir que o paciente recupere sua capacidade de ereção.

O procedimento é muito indicado para pacientes diabéticos que apresentam disfunção erétil grave, uma vez que raramente respondem de maneira satisfatória aos tratamentos clínicos. Além disso, em alguns casos de traumas, acidentes e cirurgias prostáticas, somente a prótese pode funcionar de maneira satisfatória.

Tipos de prótese peniana inflável

O tipo de prótese influenciará no resultado final da cirurgia, impactando diretamente a qualidade de vida e o bem-estar do paciente. Portanto, a escolha deve ser sempre realizada com orientação médica visando um resultado satisfatório para o paciente.

Conheça a prótese peniana inflável

A prótese inflável consiste em uma espécie de cilindro metálico que é implantado dentro da bolsa escrotal. Mais inovador e tecnológico, este modelo permite que o paciente controle sua ereção durante o tempo que desejar. Após a relação sexual, é possível retornar o pênis ao estado de flacidez. 

Prótese peniana: vantagens e desvantagens

De maneira geral, a prótese inflável apresenta as seguintes vantagens: 

  • ereção peniana adequada;
  • altas taxas de sucesso;
  • índice de complicação muito baixo;
  • satisfação do paciente e da parceira na relação sexual.

Já a prótese peniana inflável tem a grande vantagem de permitir o controle da ereção, permitindo obtê-la e desfazê-la quando o paciente desejar. Com isso, é possível proporcionar muito mais qualidade de vida durante o dia a dia do paciente. Por outro lado, em comparação com a prótese semirrígida, seu custo é significativamente mais elevado.

Como funciona a prótese peniana inflável? 

O implante peniano inflável é composto por três partes: cilindro, reservatório e bomba. Os cilindros podem ser inflados com o bombeamento de soro fisiológico para o seu interior, aumentando a pressão nos corpos cavernosos e conferindo rigidez ao pênis.

Ao final da relação sexual, o paciente aciona a bomba – normalmente localizado na bolsa escrotal – para esvaziar os cilindros e fazer com que o soro volte ao reservatório, o que o ocasiona a perda de ereção e permite que o pênis volte ao seu estado normal.

Como é feita a cirurgia?

A cirurgia é realizada através de uma única incisão de cerca de 3 cm por onde o cirurgião implantará os componentes da prótese peniana. O procedimento dura em torno de 45 minutos e é feito sob anestesia geral.

Vale ressaltar que todos os componentes são implantados internamente. Sendo assim, nenhuma parte fica visível. No caso da prótese inflável, não é possível saber se o paciente está usando a prótese ou não. Além disso, a cirurgia deixa uma cicatriz praticamente imperceptível.

Dúvidas frequentes sobre prótese peniana inflável

A satisfação sexual muda com a prótese?

Não. A prótese simula uma ereção normal, sendo  praticamente impossível conseguir diferenciar a prótese de uma ereção normal. O paciente consegue obter o mesmo índice de satisfação quando não apresentava disfunção erétil. O retorno à vida sexual ocorre cerca de 3 semanas após a cirurgia.

A cirurgia vale a pena para mim?

Cada paciente deve considerar os fatores pessoais antes de realizar o procedimento e esclarecer todas as dúvidas com um profissional especializado. Além de corrigir a disfunção, pacientes que realizam o procedimento obtêm uma grande melhora na confiança e na autoestima, com um índice de satisfação de 80%. Por isso, é importante considerar a melhora na qualidade de vida e no bem-estar.

Planos de saúde cobrem a cirurgia?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os planos de saúde são obrigados a cobrir somente o implante de prótese semirrígida. No entanto, alguns planos específicos cobrem a cirurgia da prótese inflável. É necessário que o paciente verifique com seu plano a possibilidade de cobrir o procedimento.

Assista o meu vídeo abaixo, onde explico mais sobre a prótese peniana:

Ficou com alguma dúvida sobre a prótese peniana inflável? Entre em contato e envie sua pergunta. Será um prazer lhe ajudar!

Agendar consulta

Atendimento

O Dr. Leonardo Ortigara atende em Balneário Camboriú e Itajaí, Santa Catarina. Entre em contato e agende uma consulta.

Balneário Camboriú - Ver no mapa +

Itajaí - Ver no mapa +

Pré-agendar consulta

Escolha o local e horário para pré-agendar sua consulta.

Leonardo Ortigara - Doctoralia.com.br
X Balneário Camburiú Itajaí