home > Informe-se > Cirurgia de próstata a laser para tratamento da HPB

Cirurgia de próstata a laser para tratamento da HPB

Atualizado em 7 de julho de 2023 | Publicado em 7 de julho de 2023
Por: Dr. Leonardo Ortigara

Cirurgia de próstata a laser para tratamento da HPB

cirurgia de próstata a laser é uma técnica minimamente invasiva indicada para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB). Para realizá-la, emprega-se o laser HoLEP (Holmium Laser Enucleation of the Prostate), o qual permite remover o tecido prostático aumentado sem comprometer o tecido saudável.

Neste artigo, explicamos as principais características do problema e como a cirurgia a laser pode ajudar. Veja, também, onde realizar o tratamento em Santa Catarina. Boa leitura!

O que é hiperplasia prostática benigna?

hiperplasia prostática benigna é o aumento do tamanho da próstata decorrente de causas multifatoriais. Entre elas, destacam-se as mudanças hormonais típicas do envelhecimento — principalmente, relacionadas à queda na produção de testosterona. Por isso, trata-se de uma condição bastante comum, predominantemente, em homens com mais de 50 anos.

Apesar de não ser um fator de risco para o câncer de próstata, muitas vezes, a HPB afeta a qualidade de vida, provocando problemas urinários. Entre os sintomas, pode-se citar:

  • dificuldade em começar a micção e/ou redução notável da força do jato urinário;
  • sensação de urgência e aumento da frequência urinária, muitas vezes, associada à noctúria (necessidade de urinar durante a noite);
  • fluxo urinário continuamente interrompido (começa, para, recomeça), sensação de micção incompleta e/ou gotejamento após urinar.

Além disso, se não tratada, a HPB pode levar a complicações graves, devido ao bloqueio que faz com que a urina fique retida na bexiga (retenção urinária refratária). Dessa forma, a pessoa se torna mais suscetível a desenvolver infecções redicivantes e cálculos no trato urinário (pedras nos rins, bexiga ou uretra).

Como é feita a cirurgia de próstata a laser?

A cirurgia para correção da HPB costuma ser indicada quando há sintomas urinários moderados a graves e o tratamento clínico (medicamentoso) não surtiu o resultado esperado. Ela pode ser realizada de modo minimamente invasivo, com o uso do laser HoLEP (também chamado de laser de hólmio).

O recurso (que usa luz concentrada para gerar calor preciso e intenso) possibilita que o cirurgião separe e retire, delicadamente, o excesso de tecido prostático. Tudo isso, sem lesionar os tecidos saudáveis.

O procedimento completo dura de uma a três horas, dependendo do tamanho da próstata. Ele é realizado em centro cirúrgico, sob anestesia geral ou sedação.

Na maioria dos casos, a necessidade de realizá-lo aumenta com o avanço da idade e com o agravamento dos sintomas. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o uso do laser costuma ser benéfico para pacientes com alto risco de complicações. Nesses casos, aparece como alternativa às cirurgias tradicionais, como a prostatectomia aberta e a ressecção transuretral da próstata.

Quais são as vantagens da cirurgia a laser HoLEP?

Em comparação a outros métodos cirúrgicos, a cirurgia de próstata a laser HoLEP se mostra uma técnica mais segura, eficaz e com alta taxa de sucesso. Isso porque:

  • implica em um menor tempo de internação hospitalar, sendo que a maioria dos pacientes tem alta no mesmo dia ou na manhã seguinte ao procedimento;
  • alivia os sintomas rapidamente, pois reequilibra o fluxo urinário, reduzindo o respectivo volume e frequência;
  • acarreta, também, em um menor tempo de recuperação, com baixo risco de sangramento (importante para quem toma medicação para afinar o sangue) e de outras complicações;
  • possibilita um tratamento completo, diminuindo a probabilidade de precisar de futuras intervenções no local (a chamada cirurgia de acompanhamento).

Mas, atenção: o seguimento com o urologista, independentemente do sucesso do procedimento, é indispensável para todos que fizeram tratamento para HPB, mesmo na cirurgia de próstata a laser. Esse é feito por meio de consultas periódicas, em média, realizadas:

  • após seis semanas;
  • depois de doze semanas;
  • após seis meses;
  • e, por fim, anualmente.

Onde é possível realizar o procedimento?

Como mostrado, a cirurgia de próstata a laser é uma solução simples, efetiva e duradoura para tratar a HPB, especialmente, em quadros severamente aumentados. Para saber se o procedimento é indicado para o seu caso, marque uma consulta com o Dr. Leonardo Ortigara e faça uma avaliação individualizada. Especialista em técnicas cirúrgicas aliadas à alta tecnologia, o urologista atende na Uroclínica Santa Catarina, localizada em Balneário Camboriú e em Itajaí.

Para fazer seu agendamento, basta entrar em contato pelo WhatsApp. Aproveite, também, para segui-lo no Facebook e Instagram e acompanhe dicas sobre a saúde masculina e as principais novidades terapêuticas!

Material escrito por:
Dr. Leonardo Ortigara
CRM 15149 / RQE 7698