home > Informe-se > Câncer de Próstata > Cirurgia robótica x cirurgia laparoscópica: qual a diferença e benefícios?

Cirurgia robótica x cirurgia laparoscópica: qual a diferença e benefícios?

Publicado em 22 de maio de 2020
Por: Dr. Leonardo Ortigara

Cirurgia robótica x cirurgia laparoscópica: qual a diferença e benefícios?

O desenvolvimento e aplicação de diferentes técnicas no tratamento de doenças do trato geniturinário, caracterizam o campo da urologia como uma área inovadora. A cirurgia robótica e cirurgia laparoscópica são procedimentos que representam este avanço.

Ouça este conteúdo:

Esses dois procedimentos cirúrgicos fazem parte de um novo paradigma das cirurgias minimamente invasivas. Em relação às cirurgias tradicionais (que envolvem o corte de vários centímetros da área a ser operada), possuem alta precisão de imagem e movimento,  minimizam o trauma cirúrgico, além de promover benefícios pós-operatórios.

Neste artigo, falarei sobre a  cirurgia robótica e a cirurgia laparoscópica, quais as diferenças e os benefícios de cada procedimento.

O avanço das cirurgias minimamente invasivas para a urologia 

Vinte anos atrás, iniciou-se o processo do Sistema de Cirurgia da Vinci, com fibra óptica e vídeo. O objetivo era realizar uma cirurgia não traumática. O sucesso foi tão grande que mudou a história da medicina, abrindo o caminho para a Cirurgia Minimamente Invasiva, e se tornou o primeiro sistema de cirurgia robótica aprovado pelo FDA (Agência Federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos). 

Ou seja, o campo cirúrgico evoluiu, cada vez mais, em ferramentas, técnicas e materiais utilizados. Todas essas mudanças visam um melhor efeito terapêutico e maior segurança do paciente. Ao mesmo tempo, o objetivo é proporcionar a menor hospitalização possível e a maior qualidade no pós-operatório. 

Nesse sentido, as ferramentas mais modernas e tecnologicamente avançadas incluem a cirurgia laparoscópica e o robô cirúrgico, especialmente este último. Lembrando que, os dois procedimentos trazem benefícios, pois se encaixam em cirurgias minimamente invasivas, e expande a capacidade do cirurgião, podendo ir muito além dos limites da cirurgia tradicional.

Diferenças entre a cirurgia robótica e a cirurgia laparoscópica

Como mencionado anteriormente, as duas cirurgias – cirurgia robótica e cirurgia laparoscópica – têm suas vantagens e benefícios. Porém, existem diferenças entre os procedimentos. Saiba quais são, e como funciona cada um. 

Cirurgia laparoscópica: como funciona?

A cirurgia laparoscópica, é realizada com um laparoscópio, um telescópio especial, que é conectado a uma fonte de luz de fibra óptica de alta intensidade, bem como a uma câmera de vídeo de alta resolução. 

A câmera transmite a imagem do campo cirúrgico para uma tela, e os instrumentos cirúrgicos minuciosos são inseridos no paciente por incisões cirúrgicas muito pequenas (1-1,5 cm).

O cirurgião é, portanto, capaz de ver e operar o paciente em detalhes e com alta precisão. 

Benefícios

Algumas dessas vantagens incluem:

  • trauma cirúrgico mínimo;
  • menor lesão do tecido cirúrgico e menor resposta imune ao trauma;
  • mobilização e recuperação mais rápidas e um retorno mais rápido ao trabalho;
  • saída rápida do hospital;
  • redução significativa da dor pós-operatória e
  • menos complicações respiratórias e cardiovasculares.

Cirurgia robótica: como funciona?

A cirurgia robótica é uma técnica que utiliza um robô (através do sistema de cirurgia da DaVinci®) para ajudar o cirurgião a realizar a cirurgia. O robô funciona com uma câmera 3D que permite ao cirurgião visualizar de forma mais ampla, o campo cirúrgico. 

O cirurgião conduz o robô à distância e tem o controle dos braços robóticos durante toda a operação. É importante entender que, o robô não realiza a cirurgia, e sim o cirurgião através do console robótico, permitindo realizar movimentos cirúrgicos mais controlados e precisos.

Benefícios 

Os benefícios são muitos tanto para o médico, como para o paciente. A visão 3D permite total controle da cirurgia. Ou seja, a segurança do procedimento é bastante alta. Além disso, os benefícios incluem:

  • maior precisão cirúrgica;
  • menos perda de sangue;
  • menos dor após no pós-cirúrgico, por não haver grande trauma abdominal;
  • os pacientes raramente precisam de analgésicos fortes e podem retornar às atividades normais e trabalhar mais rapidamente em comparação com a cirurgia tradicional;
  • menor hospitalização;
  • melhor cicatrização (incisões cirúrgicas menores).

Assim, o robô dá a assistência ao cirurgião, tornando o trabalho mais eficiente porque elimina qualquer tremor, amplia as imagens em até 20x e chega a lugares que seriam impossíveis de serem alcançados por mãos humanas.

Quais as aplicações das cirurgias robótica e laparoscópica?

Tanto a cirurgia robótica como a laparoscópica, revolucionaram completamente a história da cirurgia moderna, proporcionando vantagens em diversos procedimentos cirúrgicos, incluindo urológicos e ginecológicos, como:

  • prostatectomia: retirada total ou parcial da próstata;
  • nefrectomia: retirada total ou parcial de um rim;
  • pieloplastia: tratamento na junção do rim com o ureter;
  • adrenalectomia: retirada de uma ou ambas as glândulas suprarrenais;
  • cistectomia: retirada total ou parcial da bexiga;
  • doença inflamatória pélvica: uma infecção dos órgãos reprodutivos.

Cirurgia robótica e o câncer de próstata

A intervenção indicada para tratar o câncer de próstata avançado é uma prostatectomia radical que visa remover a próstata. Entre os benefícios da cirurgia robótica para o tratamento do câncer, vale destacar a diminuição de riscos de impotência sexual e a incontinência urinária.

Isso é explicado devido ao procedimento que proporciona uma visão tridimensional de alta resolução, permitindo ao cirurgião ver melhor os nervos cavernosos, estruturas que promovem a ereção, que estão muito perto da próstata.
Se quiser saber mais sobre tratamentos inovadores e cuidados urológicos, você pode me seguir no Facebook ou Instagram. Lá você encontrará diversos conteúdos e informações importantes sobre a saúde do homem!

Material escrito por:
Dr. Leonardo Ortigara
CRM 15149 / RQE 7698
X Balneário Camburiú Itajaí