home > Informe-se > Impotência sexual > O que muda depois do implante da prótese peniana

O que muda depois do implante da prótese peniana

Publicado em 1 de fevereiro de 2021
Por: Dr. Leonardo Ortigara

O que muda depois do implante da prótese peniana

Considerada uma solução definitiva e inovadora para combater a disfunção erétil, a prótese peniana ainda é cercada de tabus, mitos e muitas dúvidas que assolam os possíveis candidatos à cirurgia. Alguns questionamentos bastante comuns estão relacionados com as mudanças após o procedimento, afinal como ficará minha qualidade de vida depois da prótese peniana?

Quando realizada com um profissional especializado e altamente capacitado, a cirurgia da prótese peniana é capaz de permitir que o paciente tenha ereções para manter relações sexuais duradouras e satisfatória. Em relação ao período depois do implante da prótese peniana, não se preocupe: a única mudança será na sua qualidade de vida!

A prótese peniana é indicada para mim?

A prótese peniana é considerada um tratamento de final de linha, ou seja, o último recurso para combater a disfunção erétil. Se o paciente não responder de maneira satisfatória aos tratamentos medicamentosos e à injeção peniana, ele é um forte candidato para a colocação do implante de prótese peniana.

Para pacientes diabéticos que sofrem com disfunção erétil grave, passaram por traumas ou acidentes, ou, ainda, realizaram a cirurgia prostática, a prótese peniana pode ser a única solução a funcionar de maneira satisfatória. O paciente pode optar entre dois tipos de prótese:

Maleável ou Semirrígida: formada por duas hastes metálicas revestidas por uma camada de silicone, cria uma ereção permanente. No entanto, possui boa maleabilidade e permite que o pênis seja acomodado de forma discreta.

Inflável: mais inovadora e tecnológica, consiste em uma espécie de cilindro metálico implantado dentro da bolsa escrotal. Este modelo permite que o paciente controle sua ereção, possibilitando retornar o pênis ao estado de flacidez após a relação sexual. 

Período de adaptação depois da prótese peniana

Ao sair do hospital e retornar para casa, o paciente deve passar por um período de adaptação no uso da prótese. Essa etapa é fundamental para que ele se adapte a esse novo momento e possa aprender a manipular o dispositivo da maneira correta (no caso de optar pela prótese inflável), devendo ser realizada com acompanhamento médico.

O período de adaptação não é doloroso, mas exige paciência e disciplina para que o paciente possa obter os melhores resultados possíveis. O tempo de recuperação pode variar de paciente para paciente, mas normalmente ocorre em cerca de 60 dias. Após esse período, é possível retornar às atividades sexuais e, agora, com uma grande melhora no desempenho e satisfação.

Afinal, o que muda depois da prótese peniana?

Muitos pacientes ainda possuem receio de se submeter ao procedimento, acreditando na ideia errônea de que a prótese pode afetar a ejaculação, micção, satisfação, dentre tantos outros fatores. Abaixo, esclareço as principais dúvidas sobre as mudanças depois da prótese peniana!

Ereção

A capacidade de ereção é a grande mudança depois da prótese peniana. O paciente passa a ter ereções satisfatórias e duradouras, que permitem manter relações sexuais saudáveis e prazerosas. No caso da prótese inflável, é possível obter a ereção no momento que o paciente desejar, além de controlar o tempo da ereção.

Orgasmo

Não há diferença no seu orgasmo antes e depois da prótese peniana. Quando implantada da maneira correta, a prótese preserva os nervos e estruturas internas que estão ligados ao prazer, à sensibilidade e à temperatura normal do pênis. O volume e a qualidade da ejaculação também são preservados, uma vez que a prótese não altera a estrutura responsável por transportar o sêmen.

Aparência

Por deixar o pênis permanentemente ereto, a prótese semirrígida muda a aparência do membro. No entanto, a prótese inflável não altera a aparência do pênis, uma vez que o dispositivo é implantado internamente. A cicatriz fica praticamente imperceptível e não é possível notar se o paciente está ou não usando prótese. O implante peniano não é capaz de aumentar o pênis ou deixá-lo mais reto. 

Micção

O implante peniano possui tamanho e espessura adequados aos corpos cavernosos do pênis, ou seja, não ocorre nenhuma obstrução no canal da uretra responsável pelo transporte da urina. Portanto, depois da prótese peniana, você permanecerá tendo controle sobre a micção, sem causar nenhuma dor ou incômodo ao urinar.

Satisfação sexual

A relação sexual com ou sem prótese não apresenta diferença. A prótese peniana imita uma ereção normal, com rigidez e duração prolongada para manter a relação. Dessa forma, é possível obter uma excelente satisfação sexual, tanto para o próprio paciente quanto para os parceiros ou parceiras.

Esportes

A prática de esportes pode ser realizada normalmente após o período de recuperação da cirurgia. O paciente não sente nenhum tipo de incômodo, mas no caso de esportes de alta intensidade, é recomendado conversar com seu médico para receber orientações que vão te ajudar a praticá-los com mais segurança e comodidade.

Qualidade de vida

Depois da prótese peniana, é possível notar uma grande melhora na qualidade de vida, com índices de satisfação acima de 80%. Em muitos casos, o paciente passa a ter mais confiança, eleva sua autoestima e melhora seu relacionamento social com familiares e amigos.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato e envie sua mensagem. Será um prazer ajudá-lo!

Material escrito por:
Dr. Leonardo Ortigara
CRM 15149 / RQE 7698
X Balneário Camburiú Itajaí