home > Informe-se > Impotência sexual > Prótese peniana maleável e inflável: diferenças, vantagens e desvantagens

Prótese peniana maleável e inflável: diferenças, vantagens e desvantagens

Publicado em 30 de novembro de 2020
Por: Dr. Leonardo Ortigara

Prótese peniana maleável e inflável: diferenças, vantagens e desvantagens

A prótese peniana é uma excelente alternativa para recuperar a capacidade de ereção de pacientes que apresentam disfunção erétil em decorrência de cirurgias prostáticas ou por qualquer outro motivo. Como o dispositivo permanece implantado, em grande parte dos casos, até o final da vida, é importante conhecer as vantagens e desvantagens da prótese peniana para fazer a escolha certa.

Basicamente, existem dois tipos de prótese peniana: a inflável e a maleável. Apesar de possuírem o mesmo objetivo – permitir o estado de ereção do pênis para manter relações sexuais satisfatórias e duradouras – elas apresentem características distintas entre si que podem fazer toda a diferença para a satisfação, bem-estar e qualidade de vida do paciente.

A prótese peniana é indicada para mim?

A prótese peniana é um pequeno dispositivo implantado cirurgicamente com o objetivo de substituir o corpo cavernoso para que o paciente possa recuperar a capacidade de ereção. Considerada a terceira linha de tratamento para disfunção erétil, o dispositivo é indicado para pacientes que não responderam de maneira satisfatória aos tratamentos clínicos e de droga injetável.

Assim como outros tipos de tratamentos, o implante de prótese peniana apresenta vantagens e desvantagens que devem ser discutidas a fundo com o médico urologista. No entanto, se você possui disfunção erétil grave, não obteve um bom resultado com os demais tratamentos e deseja recuperar a capacidade de ereção para manter relações sexuais, a prótese peniana apresenta muito mais vantagens do que desvantagens.

Prótese peniana: vantagens e desvantagens

As vantagens e desvantagens da prótese peniana variam, sobretudo, em virtude do tipo de prótese a ser implantado. Conheça melhor cada tipo, suas principais diferenças, vantagens e desvantagens.

Prótese maleável

O que é: a prótese maleável, também chamada de semirrígida, é constituída por duas hastes metálicas revestidas por uma camada de silicone que são introduzidas, cirurgicamente, dentro das câmaras de ereção do pênis. 

Vantagens: a prótese maleável não apresenta riscos de vazamentos de líquido e possuem um custo relativamente mais baixo em comparação com a prótese inflável. Ela pode ser bastante vantajosa para pacientes que estão com pouca habilidade nas mãos, apresentam lesões na espinha ou são bastante idosos, já que exige pouca destreza manual.

Desvantagens: a principal desvantagem da prótese maleável é que ela deixa o pênis em estado permanente de ereção, o que pode causar grande desconforto ao paciente durante sua rotina, tanto do ponto de vista funcional quanto estético. No entanto, ela possui boa maleabilidade e pode ser posicionada de maneira discreta, mas ainda assim pode causar desconforto ao paciente.

Prótese inflável

O que é: a prótese inflável é uma espécie de cilindro metálico que armazena soro fisiológico, sendo implantado na bolsa escrotal. Quando o paciente deseja obter uma ereção, basta acionar um pequeno dispositivo que fica sob a bolsa escrotal para que o líquido infle os cilindros, provocando um preenchimento e aumento da pressão dos corpos cavernosos e assim conferindo o estado de rigidez ao pênis.

Vantagens: a grande vantagem da prótese inflável é que ela permite o retorno do pênis ao estado de flacidez. Para isso, após a relação sexual, basta acionar o dispositivo novamente para que o líquido retorno ao reservatório. Além disso, a aparência física da prótese inflável é muito parecida com uma ereção normal, sendo praticamente impossível conseguir diferenciar a prótese de uma ereção normal. 

Desvantagens: a cirurgia de implante de prótese inflável apresenta um custo mais elevado, em virtude da grande vantagem de não deixar o pênis em estado permanente de ereção. O valor pode ser uma desvantagem para alguns pacientes, mas é preciso considerar o custo-benefício que a prótese pode trazer para sua vida: mais autoestima, melhora na qualidade das relações sexuais, bem-estar e qualidade de vida.

A importância de realizar a cirurgia com um profissional qualificado

Seja para o implante de prótese peniana maleável ou inflável, é importante realizar a cirurgia com um profissional altamente qualificado, já que se trata de um procedimento delicado e complexo

O sucesso da cirurgia está diretamente ligado ao nível de satisfação do paciente após a realização do procedimento e, para isso, a qualificação do cirurgião faz toda a diferença. A cirurgia deve seguir processos padronizados em todo o mundo, com o mesmo tipo de antibiótico, de anestesia e o mesmo tempo de internação.

Procurando um profissional especialista em implante de prótese peniana? Agende uma consulta para avaliação individual em Itajaí ou Balneário Camboriú.

Material escrito por:
Dr. Leonardo Ortigara
CRM 15149 / RQE 7698
X Balneário Camburiú Itajaí