home > Informe-se > Impotência sexual > Saiba como aumentar a libido masculina

Saiba como aumentar a libido masculina

Publicado em 2 de agosto de 2021
Por: Dr. Leonardo Ortigara

Saiba como aumentar a libido masculina

A libido masculina pode variar naturalmente entre diferentes fases da vida dos homens. É comum ter maior desejo sexual em certos períodos do que em outros, mas quando a vontade de manter relações sexuais diminui por um tempo prolongado, é comum se perguntar como aumentar a libido masculina?

Em muitos pacientes, a baixa libido masculina pode provocar uma grande angústia e evoluir para problemas emocionais mais graves, como a depressão. A boa notícia é que existem diferentes hábitos saudáveis que podem te ajudar a recuperar a libido naturalmente. Continue a leitura e saiba o que você pode fazer!

Quais são as causas da baixa libido nos homens?

O primeiro passo para aumentar a libido masculina é identificar o que está causando o problema. A perda do desejo sexual pode ser ocasionado por diversos fatores, que vão desde problemas emocionais, alterações hormonais, doenças e hábitos de saúde prejudiciais. Conheça as principais causas:

Problemas hormonais

Quando a testosterona apresenta quantidades abaixo do normal, ocorre uma menor ativação dos receptores cerebrais que são responsáveis pelo controle e estímulo da libido, causando uma diminuição do desejo sexual. Na grande maioria dos casos, a queda na produção da testosterona ocorre devido ao envelhecimento natural do organismo, sobretudo a partir dos 40 anos, quando o homem pode começar a passar pela andropausa.

Depressão

A depressão é uma doença que pode afetar o funcionamento de neurotransmissores e até dos hormônios ligados ao sexo, provocando a queda da libido. A depressão também diminui a capacidade de sentir prazer em atividades que normalmente agradavam o homem anteriormente. Ainda, pode provocar problemas de autoestima, o que também contribui para diminuir a libido.

Estresse 

O estresse, assim como a ansiedade, libera uma alta quantidade de cortisol e adrenalina, hormônios que impactam negativamente o desejo sexual. Por isso, situações que geram estresse, como situação financeira ruim, sobrecarga no trabalho, crise no relacionamento amoroso ou problemas familiares também podem diminuir a libido.

Dificuldade de ereção

Homens com dificuldade para ter ou manter uma ereção podem se sentir frustrados em relação ao desempenho sexual. O medo de falhar ou não satisfazer a parceira pode fazer com que ele evite a relação sexual, causando uma queda na sua libido. Traumas psicológicos causados por relações sexuais negativas ou experiências sexuais desconfortáveis também podem impactar a libido.

Outras causas da perda da libido podem incluir:

  • uso de medicamentos;
  • consumo excessivo de álcool;
  • doenças crônicas;
  • condições neurológicas;
  • síndrome da apneia do sono e
  • cansaço excessivo.

Como aumentar a libido masculina?

Se você se pergunta como aumentar a libido masculina saiba que existem diferentes alternativas para atingir esse objetivo. A mudança no estilo de vida é uma das principais maneiras de recuperar seu desejo sexual de forma natural. Saiba o que você pode fazer!

Pratique atividade física

A prática de atividade física melhora as condições cardiovasculares e promove a liberação de endorfina, um hormônio capaz de proporcionar bem-estar, prazer e mais ânimo. Essa melhora – física e mental – é uma grande aliada para uma vida sexual plena e, portanto, ajuda a aumentar o libido.

Aposte em alimentos afrodisíacos

Manter uma alimentação saudável é um caminho importante para um corpo saudável e, consequentemente, aumentar a libido masculina. Mas você pode ir além: consumir alimentos afrodisíacos pode melhorar ainda mais seu desejo sexual. Alguns alimentos afrodisíacos que podem te ajudar são:

  • maca peruana;
  • ostra;
  • banana;
  • amendoim;
  • noz moscada;
  • sementes de abóbora e linhaça.

Cuide da sua saúde mental

Se a queda na sua libido está sendo provocada por problemas psicológicos ou situacionais – como estresse, ansiedade, depressão, crise no casamento, problemas financeiros, etc. – é importante buscar ajuda psicológica para cuidar da sua saúde mental. Encontrar hobbies e tirar um tempo para você também pode te ajudar nessa missão.

Tire o relacionamento da rotina 

A diminuição da libido masculina também pode estar relacionada à rotina do relacionamento. Por isso, vale a pena tentar novas posições, descobrir novos hábitos, etc. Não tenha medo de conversar com sua parceira sobre desejos e fantasias, afinal tirar o relacionamento da rotina pode ajudar a aumentar a libido, tanto do homem quanto da mulher.

Evite o consumo de álcool

O consumo de bebidas alcoólicas altera o fluxo sanguíneo, podendo causar, momentaneamente, dificuldades na ereção e ejaculação. Além disso, a longo prazo, o consumo exagerado de álcool pode causar disfunção erétil e problemas psicológicos. Portanto, se você está se perguntando como aumentar a libido masculina, evitar o consumo de bebidas alcoólicas também é um hábito recomendado.

Consulte um urologista

Nem sempre adotar um estilo de vida saudável pode ser suficiente para aumentar a libido masculina. Em alguns casos, o paciente pode estar sofrendo com disfunção erétil, queda na produção de testosterona ou outros problemas. Por isso, é importante consultar um profissional para obter o diagnóstico e saber qual o tratamento mais adequado para seu caso.

Quer acompanhar mais dicas sobre saúde masculina? Siga-me no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as atualizações.

Material escrito por:
Dr. Leonardo Ortigara
CRM 15149 / RQE 7698
X Balneário Camburiú Itajaí