home > Informe-se > Impotência sexual > Quanto custa a prótese peniana?

Quanto custa a prótese peniana?

Publicado em 3 de setembro de 2021
Por: Dr. Leonardo Ortigara

Quanto custa a prótese peniana?

Considerada um tratamento inovador e definitivo para a disfunção erétil grave, a cirurgia de implante peniano ainda causa muitas dúvidas, incertezas e questionamentos nos possíveis candidatos ao procedimento. Saber quanto custa a prótese peniana, por exemplo, é uma das dúvidas mais comuns acerca do assunto. 

A cirurgia para o implante da prótese pode ter um valor considerado elevado por muitos, mas o mais importante é analisar o custo-benefício do procedimento e a transformação que ele trará para sua confiança, bem-estar e qualidade de vida. Entenda como avaliar estes benefícios.

Qual a indicação da prótese peniana?

A prótese peniana é um pequeno dispositivo implantado cirurgicamente com o objetivo de substituir o corpo cavernoso para que o paciente possa ter ereções novamente. O procedimento é indicado como último recurso para o tratamento da disfunção erétil, ou seja, quando o paciente não obteve sucesso com tratamentos medicamentosos ou com a injeção peniana.

Geralmente, a prótese é recomendada para pacientes diabéticos que apresentam disfunção erétil grave, pacientes que desenvolvem disfunção erétil após uma cirurgia prostática ou devido a traumas, acidentes e outras causas específicas. Nesses casos, a prótese pode ser a única solução viável para recuperar a capacidade de ereção.

Custo do procedimento X Qualidade de vida

Se você é um potencial candidato à cirurgia, é preciso colocar na balança o custo-benefício que a colocação do dispositivo irá trazer em termos de bem-estar e qualidade de vida, e não pensar somente em quanto custa a prótese peniana. Muitos homens que sofrem com disfunção erétil acabam desenvolvendo baixa autoestima, ansiedade, depressão e outros problemas emocionais.

Portanto, recuperar a capacidade de manter relações sexuais saudáveis, duradouras e satisfatórias sempre deve ser a sua maior prioridade ao colocar a prótese peniana. Você pode não imaginar, mas a prótese pode trazer uma verdadeira mudança na qualidade de vida, aumentando sua autoestima e afastando os problemas emocionais. 

Um levantamento realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Homem mostrou que a satisfação masculina com a prótese alcançou 75% de aprovação. E mais:  82% das parceiras dos pacientes com implante peniano estão satisfeitas sexualmente com o resultado da prótese.

Benefícios da prótese peniana 

A prótese peniana proporciona uma série de benefícios à qualidade de vida do paciente. Confira os principais: 

  • Aspecto imperceptível: o dispositivo não fica aparente sobre a pele ou roupa, além disso, a aparência física da prótese inflável é muito parecida com uma ereção normal, sendo praticamente impossível conseguir diferenciar a prótese de uma ereção normal.
  • Retorno do pênis ao estado de flacidez: no caso da prótese inflável, é possível que o pênis retorne ao estado de flacidez após a relação sexual, permitindo maior conforto e praticidade ao paciente.
  • Satisfação sexual: como a prótese simula uma ereção normal, a grande maioria dos pacientes conseguem obter o mesmo índice de satisfação quando não apresentava disfunção erétil.
  • Ejaculação e orgasmo: as vias que resultam em ejaculação e orgasmo são independentes em relação à ereção. Por isso, é possível preservar as mesmas condições que o paciente apresentava antes da cirurgia. 
  • Controle urinário: a prótese peniana não agride a via urinária, sendo possível preservar totalmente a capacidade de controle sobre a micção.

Afinal, quanto custa a prótese peniana?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de valores referentes a procedimentos médicos em qualquer canal de comunicação. O custo só poderá ser informado presencialmente após o paciente passar por uma consulta individualizada.

No entanto, existem alguns fatores que podem influenciar no valor final do procedimento. O principal fator é em relação à escolha da prótese, podendo ser maleável ou inflável. Saiba mais sobre os modelos: 

Maleável ou Semirrígida: formada por duas hastes metálicas revestidas por uma camada de silicone, cria uma ereção permanente. No entanto, possui boa maleabilidade e permite que o pênis seja acomodado de forma discreta.

Inflável: mais inovadora e tecnológica, consiste em uma espécie de cilindro metálico implantado dentro da bolsa escrotal. Este modelo permite que o paciente controle sua ereção, possibilitando retornar o pênis ao estado de flacidez após a relação sexual. 

Como a prótese inflável apresenta mais vantagens, seu valor também é mais elevado em comparação à prótese maleável. Além disso, os custos com material, anestesia, honorários médicos e internação hospitalar também influenciam no valor da cirurgia.

É possível realizar a cirurgia por convênio?

Como a disfunção erétil é considerada um problema funcional, muitos convênios e até mesmo o SUS cobrem os custos com a cirurgia. Contudo, somente o implante da prótese maleável é coberto nesses casos.

Por outro lado, alguns planos específicos podem cobrir a cirurgia da prótese inflável. O mais recomendado é que cada paciente verifique com seu plano de saúde a possibilidade de cobrir o procedimento.

Quer saber mais sobre os benefícios e indicações da prótese peniana? Agende uma consulta para avaliação individual comigo em Balneário Camboriú ou Itajaí. 

Material escrito por:
Dr. Leonardo Ortigara
CRM 15149 / RQE 7698
X Balneário Camburiú Itajaí