home > Procedimentos Inovadores > Biópsia de próstata por fusão

Procedimentos Inovadores

Saiba mais sobre os procedimentos realizados pelo Dr. Leonardo Ortigara.

Biópsia de próstata por fusão


A biópsia de próstata por fusão, também conhecida como biópsia de fusão de imagem, é uma técnica avançada utilizada para detectar o câncer de próstata. 

Esta é uma técnica moderna que combina tecnologia de ponta com a expertise médica para oferecer diagnósticos ainda mais precisos e personalizados. A biópsia de próstata por fusão é um procedimento que concilia a ressonância magnética e ultrassonografia para identificar áreas suspeitas de câncer com uma precisão sem precedentes.

Homens que apresentam níveis elevados de antígeno prostático específico (PSA) ou que têm achados suspeitos em exames de toque retal, estão indicados para a realização do exame. 

Confira alguns dos benefícios que a biópsia de próstata por fusão oferece. 

  • Permite a localização exata de áreas suspeitas dentro da próstata, aumentando a precisão do procedimento.
  • A precisão na identificação do tipo e extensão do câncer permite que os médicos elaborem planos de tratamento mais adequados ao paciente.
  • Melhora a identificação de cânceres clinicamente significativos que poderiam ser perdidos com a biópsia tradicional.
  • A redução na necessidade de múltiplas biópsias diminui o desconforto do paciente e minimiza os riscos associados ao procedimento.
  • Diagnóstico mais confiável desde o início do tratamento.

Como a técnica é realizada?

A biópsia de próstata por fusão começa com uma avaliação inicial pelo urologista, seguida por uma ressonância magnética da próstata para identificar áreas suspeitas. No dia do procedimento, uma ultrassonografia transretal é realizada, e as imagens de RM são combinadas com as de ultrassom em tempo real.Utilizando essa imagem combinada, o médico guia uma agulha para coletar amostras de tecido das áreas suspeitas. Após o procedimento, o paciente pode sentir algum desconforto ou sangramento leve, que geralmente desaparece em poucos dias.Os resultados da biópsia são discutidos com o paciente e um plano de tratamento é elaborado. Portanto, se você está buscando uma abordagem personalizada e de prevenção para sua saúde urológica, agende uma consulta e descubra como podemos trabalhar juntos para garantir o seu bem-estar.

Dr. Leonardo Ortigara (CRM 1549 | RQE 7698) é médico-cirurgião há mais de 15 anos e especialista em Cirurgia Robótica e técnicas minimamente invasivas para disfunção erétil, HPB e incontinência urinária. Pioneiro em técnicas urológicas raras no estado de Santa Catarina, o médico ainda participa anualmente, desde 2015, do Congresso da Associação Americana de Urologia (American Urology Association) para acompanhar a evolução da área e ter reuniões com experts para debater casos e absorver o que há de mais promissor.

Ficou com alguma dúvida ou deseja realizar uma avaliação individualizada? Entre em contato pelo WhatsApp e agende o horário comigo. Juntos, podemos buscar a solução mais adequada para a sua saúde e bem-estar sexual.

Agendar pelo WhatsApp

Atendimento

O Dr. Leonardo Ortigara atende em Balneário Camboriú e Itajaí, Santa Catarina. Entre em contato e agende uma consulta.

Balneário Camboriú - Ver no mapa +

Itajaí - Ver no mapa +

Pré-agendar consulta

Escolha o local e horário para pré-agendar sua consulta.

Leonardo Ortigara - Doctoralia.com.br