home > Informe-se > Câncer de Próstata > Tire suas dúvidas sobre a recuperação da prostatectomia robótica

Tire suas dúvidas sobre a recuperação da prostatectomia robótica

Atualizado em 9 de abril de 2024 | Publicado em 22 de dezembro de 2020
Por: Dr. Leonardo Ortigara

Tire suas dúvidas sobre a recuperação da prostatectomia robótica

prostatectomia robótica é considerada o procedimento mais avançado e preciso no tratamento do câncer de próstata, oferecendo inúmeras vantagens em comparação à cirurgia aberta. Tais benefícios podem ser notados já no período pós-operatório, pois proporciona uma recuperação mais rápida e retorno às atividades em pouco tempo.

No entanto, durante esse período são necessários alguns cuidados para aumentar as chances de sucesso do procedimento. Conhecer cada um deles é importante para que o paciente faça a sua parte e possa retomar a rotina sem nenhuma complicação ou sequela.

Neste artigo, abordamos quando o procedimento é indicado, como é realizado e quais são suas vantagens em relação à cirurgia convencional. Detalhamos, também, como é a recuperação e a retomada da rotina. Por fim, mostramos onde realizá-la, com toda segurança, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Para conferir, continue a leitura!

Quando a prostatectomia robótica é indicada?

prostatectomia radical por laparoscopia assistida por robótica ou, simplesmente, prostatectomia robótica, é indicada para o tratamento do câncer de próstata localizado ou localmente avançado. Dependendo do estadiamento da doença e do quadro clínico do paciente, a cirurgia pode ser realizada sozinha ou em associação a outras terapêuticas.

Saiba mais: 10 vantagens da cirurgia robótica para câncer de próstata

Tratamento inovador e minimamente invasivo

Antes de falarmos sobre a recuperação da prostatectomia robótica, é importante saber mais sobre o procedimento a qual você irá se submeter. Afinal, você não quer chegar com nenhuma dúvida na hora da cirurgia, certo?

A prostatectomia robótica é um procedimento minimamente invasivo, realizado por meio de pequenas incisões abdominais. Seu objetivo é remover a próstata de maneira mais precisa e segura, de modo a evitar qualquer tipo de complicação.

Na prática, a cirurgia assistida por robô fornece aos cirurgiões urológicos uma imagem ampla e tridimensional, aliada à precisão dos movimentos dos instrumentos. Isso, somado à capacidade técnica do cirurgião, permite remover a próstata, na maioria das vezes, sem provocar nenhum tipo de lesão nas estruturas do sistema urinário e reprodutor.

Essa é uma grande vantagem da prostatectomia robótica em comparação à cirurgia aberta! Uma vez que não afeta o esfíncter (responsável pelo controle da urina) e os nervos sacrais (responsáveis pela ereção), é possível preservar a capacidade de controle sobre a urina e a capacidade de ereção. Portanto, minimiza-se o risco de sequelas recorrentes na cirurgia convencional, como a incontinência urinária e a disfunção erétil.

Leia também: Cirurgia de câncer de próstata: quais são os riscos?

Vantagens da cirurgia robótica no pós-operatório

Por ser um procedimento minimamente invasivo e com maior precisão cirúrgica, a prostatectomia robótica apresenta uma série de vantagens no período pós-operatório. Dentre as principais, vale destacar:

  • menos dor e desconforto;
  • menor perda de sangue;
  • período de hospitalização mais curto;
  • recuperação mais rápida e menos dolorosa;
  • menores riscos de complicações;
  • cicatrizes menores e praticamente imperceptíveis;
  • preservação da função erétil e do sistema urinário na maioria absoluta dos casos.

Cuidados na recuperação da prostatectomia robótica

Apesar de oferecer as vantagens acima, assim como em qualquer procedimento cirúrgico, a prostatectomia robótica exige alguns cuidados especiais no período pós-operatório. De maneira geral, o paciente permanece em internação hospitalar de um a dois dias, podendo retornar para casa após esse período.

Na primeira semana é preciso ficar com a sonda vesical, que será retirada em consultório médico após esse período. Também é necessário realizar os exercícios para fortalecimento da musculatura pélvica, conforme orientações médicas.

Nos primeiros 15 dias, recomenda-se o afastamento do trabalho, bem como evitar dirigir e praticar qualquer tipo de atividade física intensa. Contudo, o repouso absoluto também deve ser evitado. Assim, o ideal é que o paciente realize pequenas caminhadas dentro de casa, para auxiliar na melhora da tonicidade dos músculos e evitar a formação de coágulos.

A prática de atividades físicas, como caminhadas leves de média distância, são liberadas após o primeiro mês. Já a prática de atividades mais intensas só deve ser realizada cerca de 60 dias após o procedimento, respeitando os limites de cada paciente.

Além disso, durante todo o período de recuperação é muito importante manter uma alimentação saudável e balanceada. Ao mesmo tempo, deve-se beber, pelo menos, dois litros de água diariamente.

Retomada do controle urinário e da capacidade de ereção

Geralmente, a recuperação do controle urinário ocorre de três a seis meses após a cirurgia. Contudo, dependendo do grau de incontinência, esse período pode se estender por até um ano. O importante é ter consciência que, para que o controle sobre a urina retorne o mais breve possível, deve-se seguir as orientações médicas e realizar os exercícios corretamente.

retomada da ereção, por sua vez, pode ocorrer nos primeiros meses ou demorar até dois anos. O tempo de recuperação depende de uma série de variáveis, como idade do paciente, cuidados no pós-operatório, função sexual antes da cirurgia, dentre outras. De maneira geral, pacientes mais jovens e com função plena antes do procedimento tendem a ter uma recuperação mais rápida.

Onde realizar uma prostatectomia robótica no Vale do Itajaí?

Quem reside nas regiões de Itajaí ou Balneário Camboriú (SC), pode realizar sua prostatectomia robótica com o Dr. Leonardo Ortigara. Especialista em cirurgias de alta complexidade, ele se vale das mais modernas tecnologias para realizar procedimentos mais rápidos, efetivos e menos incômodos. Dessa forma, possibilita aos pacientes o retorno à vida normal o mais breve possível, conforme cada quadro.

Além disso, ademais dos atendimentos aos pacientes, Dr. Leonardo ainda atua como proctor de outros urologistas na técnica robótica. Como tal, oferece orientação e acompanhamento especializado, ajudando profissionais menos experientes a atuarem com segurança em suas cirurgias assistidas por robô.

Para concluir, esperamos ter esclarecido os aspectos mais importantes da prostatectomia robótica. Como mostrado, há importantes vantagens em comparação à recuperação da cirurgia radical aberta — mas, para obtê-las, deve-se respeitar os cuidados recomendados pelo cirurgião responsável, combinado?

Quer saber mais sobre o procedimento e se o mesmo é adequado para suas necessidades? Entre em contato para marcar uma consulta e faça uma avaliação individualizada!

Material escrito por:
Dr. Leonardo Ortigara
CRM 15149 / RQE 7698