home > Informe-se > Câncer de Próstata > Vantagens da cirurgia robótica para câncer de próstata

Vantagens da cirurgia robótica para câncer de próstata

Publicado em 14 de junho de 2021
Por: Dr. Leonardo Ortigara

Vantagens da cirurgia robótica para câncer de próstata

Considerada um dos maiores avanços cirúrgicos das últimas décadas, a cirurgia robótica para câncer de próstata é um tratamento revolucionário no combate à doença. A tecnologia começou a dar os primeiros passos na década de 1980 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2008.

Hoje, a cirurgia robótica vem sendo cada vez mais reconhecida como um método seguro, eficiente e que oferece importantes benefícios ao paciente. Portanto, optar pela cirurgia aumenta, consideravelmente, as chances de cura e reduz riscos significativos de outros procedimentos que podem afetar a saúde e qualidade de vida do paciente.

O que é e como funciona a cirurgia robótica para câncer de próstata?

A cirurgia robótica para câncer de próstata é um procedimento minimamente invasivo, considerado uma evolução da cirurgia videolaparoscópica, para remover o tumor da próstata de maneira cirúrgica. A técnica utiliza um robô (através do sistema de cirurgia da DaVinci®) para auxiliar o cirurgião a realizar o procedimento.

cirurgia é feita por meio de pequenas incisões com cerca de 0,5 centímetros na região abdominal do paciente, por onde serão inseridos quatro braços robóticos. Três deles são utilizados para o transporte de pequenos instrumentos que serão utilizados durante a operação. O último possui uma microcâmera acoplada, responsável por fornecer uma imagem tridimensional e ampliada dos órgãos internos, com movimentos em múltiplas direções.

As imagens são transmitidas para um monitor, permitindo que o cirurgião controle os movimentos robóticos a distância durante toda a operação. Ou seja, o robô não faz nada sozinho, apenas reproduz os movimentos das mãos do cirurgião e o auxilia a obter maior precisão durante o procedimento.

Vantagens durante a realização da cirurgia

Em comparação com a cirurgia aberta, a cirurgia robótica para câncer de próstata possibilitou muito mais segurança na realização da retirada cirúrgica da próstata, reduzindo potenciais riscos e aumentando a eficácia na retirada do tumor. Conheça os principais benefícios:

  • visão cirúrgica em 3D, com alta definição e ampliação das imagens em até 20x;
  • menor sangramento durante a cirurgia;
  • maior precisão dos movimentos cirúrgicos;
  • incisões menores;
  • melhor ergonomia ao cirurgião.

Vantagens para o paciente no pós-operatório

Todas as vantagens acima resultam em importantes benefícios para o paciente durante o período pós-operatório. Dentre os principais, podemos citar:

  • menor tempo de internação;
  • menores riscos de complicações;
  • menor tempo de recuperação;
  • menos dor e desconforto;
  • cicatrizes menores e praticamente imperceptíveis.

Há risco de incontinência urinária e disfunção erétil?

Muitos pacientes ficam com receio de recorrer à cirurgia para câncer de próstata devido ao risco de desenvolver incontinência urinária e disfunção erétil permanente. De fato, na cirurgia aberta esse risco é maior e pode afetar uma parcela significativa de pacientes operados.

No entanto, na maioria absoluta dos casos de cirurgia robótica, é possível preservar a capacidade de ereção e o controle urinário do paciente. Como a cirurgia permite a retirada da próstata com maior precisão nos movimentos cirúrgicos, há menores riscos de haver lesões no esfíncter – responsável pelo controle da urina – e nos nervos sacrais – responsáveis pela ereção.

Geralmente, a recuperação do controle urinário se dá por volta de 3 a 6 meses após a cirurgia. É importante que o paciente siga todas as recomendações médicas e realize os exercícios indicados durante o pós-operatório para recuperar o controle sobre a micção. 

Já a recuperação da ereção varia muito de paciente para paciente, podendo ocorrer nos primeiros meses ou demorar até 2 anos. O tempo de recuperação depende de uma série de fatores, como idade do paciente, cuidados no pós-operatório, função sexual antes da cirurgia, dentre outros. Normalmente, pacientes mais jovens e com plena capacidade de ereção antes da realização do procedimento tendem a apresentar uma recuperação mais rápida. 

Quando optar pela cirurgia robótica para câncer de próstata?

A cirurgia robótica para câncer de próstata é considerada a melhor opção para o tratamento da doença, independente do estágio. O procedimento só não é indicado para casos em que o câncer está na fase de metástase, ou seja, quando se espalhou para outras partes do corpo.

Um estudo divulgado pela American Society of Clinical Oncology (ASCO) revelou que a cirurgia é ainda mais recomendada no de tratamento de pacientes com menos de 60 anos e que apresentam câncer de alto risco.

Segundo o estudo, a sobrevida geral após a cirurgia de câncer de próstata melhorou 48% em comparação com a radioterapia ao longo de quase 5 anos. A estimativa de vida para 8 anos foi de 85,1% com a cirurgia e 74,9% com a radioterapia, além de não apresentar nenhum efeito colateral provocado pela radioterapia. Além disso, a cirurgia para câncer de próstata apresenta maior taxa de cura e menor taxa de recorrência da doença.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato e envie sua pergunta ou agende uma consulta para avaliação individual em Itajaí ou Balneário Camboriú. Para acompanhar todas as minhas atualizações, siga-me no Facebook e Instagram.

Material escrito por:
Dr. Leonardo Ortigara
CRM 15149 / RQE 7698
X Balneário Camburiú Itajaí